quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A famosa bolsinha japonesa!

Oi gente!

Bom, eu namoro essa bolsinha japonesa há teeeempos, mas nunca entendia como ela era feita. Já vi vários tópicos e até alguns passo-a-passos dela, mas por dentro ela sempre ficava sem acabamento, com o desfiado do tecido pra fora.

Ontem, vi esse esqueminha no blog Cantinho da Vivi, tomei coragem e fui tentar fazer! E não é que deu certo!? Eu acredito que exista uma forma mais simples, mas esse foi o jeito que encontrei de chegar ao resultado. Espero que gostem ;)

Eu fiz a bolsinha com as medidas do esquema do blog, mas ela fica muuuito pequenininha, tipo um chaveirinho. Fica uma graça (se dá certo né, a minha ficou meio estranha), mas dificulta muito na hora de colocar o zíper. Sendo assim, eu dobrei as medidas, e aí achei que ficou meio grande, mais para o tamanho de uma necessaire. Terceira tentativa, usei o tamanho da receita e mais metade, aí ficou no tamanhinho que eu acho ideal, bem fofuxa. Tá aí a foto da mamãe e da filhinha, o passo-a-passo que vem a seguir é com a medida da menor.


Materiais necessários:

- Dois retângulos de 13,5cm x 27cm (um no tecido do forro e um no tecido da frente)
- Dois retângulos de 13,5cm x 16,5cm (um no tecido do forro e um no tecido da frente)
- Quatro trapézios com 10,5 cm de base, 7,5cm de topo e 7cm de altura (dois no tecido do forro e dois no tecido da frente) *
- Dois retângulos no tecido da frente com 8 x 6cm (arredondar como na imagem)
- 1 zíper de 10cm
- Botão de pressão (ou velcro, ou botão de ímã pequeno)
- Feltro ou algum tipo de manta fina
- Linha, agulha, máquina de costura


*como eu usei a medida da receita, mais a metade, o que ficou muito quebrado, eu arredondei, ok?

Passo-a-passo

1. Depois de tudo recortado, alfinete todas as partes da frente no feltro (eu usei um feltrinho bem fino, não sei se ele tem um nome especial) e passe o zigue-zague para prendê-las. Encontre frente com frente da aba e costure ao redor, deixando a parte superior reta sem costura, para virar.


2. Para a aba ficar com os cantos arredondados, é recomendável que se dê alguns piques pequenos ao redor, por dentro, na margem de costura. Depois vire a aba para o direito e coloque um pedacinho de feltro por dentro para das sustentação. Recorte as outras peças do feltro.


3. Agora é hora de colocar o zíper. Trace uma diagonal no avesso do tecido de 13,5 x 16,5cm, no lado do forro. A medida desta diagonal será 21,5cm, como o zíper é de 10cm, deixe um espaço de 5,75cm de cada lado, como mostra a imagem. o retângulo para o zíper terá a medida de 10 x 1cm. Para mais detalhes de como colocar esse zíper, veja aqui. A única diferença é que agora o feltro ficará entre os dois tecidos.


4. O zíper ficará assim:


5. Agora é hora de montar o corpo da bolsa. Pegue o retângulo maior e marque com um pique o meio da sua lateral de 27cm. Marque também o meio do topo do trapézio (a parte menor). Encontre essas duas marcações, alfinete e costure. Na primeira imagem, como alfinetar. Na segunda, as parte já costuradas.



6. Agora alfinete as laterias do trapézio. Certifique-se que os dois lados fiquem iguais.


7. Costure pelo avesso. O lado direito ficará como na próxima imagem. Faça o mesmo com o tecido do forro.


8. Posicione a aba de fechamento e alfinete-a.


9. E agora vem a parte que eu achei mais complicadinha de fazer e de explicar. Como eu disse, pode ser que exista um outro jeito mais simples, mas esse foi o que eu encontrei. Encontre a frente da parte do zíper com a frente do corpo da bolsa e depois com a frente do forro. (o avesso de tudo fica pra fora) Alfinete tudo com cuidado, tentando coincidir todas as costuras. O jeito mais fácil que achei foi marcando o meio dos trapézios e partindo dali.


10. Passe uma costura ao redor de tudo. (eu acabei deixando uma boa parte da aba pra fora, porque achei que mais curtinha ficaria melhor) Corte os excessos das abas e dos cantinhos.


11. Agora abra um pedacinho do forro e desvire.


12. Coloque o botãozinho de pressão, feche o forro com pontinhos invisíveis e pronto!



60 comentários:

Gisele disse...

Parabéns! Parabéns! Parabéns!
Vou correndo experimentar!!!! =)

Elaine Rodrigues disse...

Que linda que ficou!!!
Eu também era doida por essa bolsinha, até tentei uma vez, mas não deu certo.
Agora vou tentar de novo, com o seu PAP!!
Obrigado de coração por compartilhar, será que posso colocar um link no meu blog, falando do seu PAP?
Bjos
Elaine

Eloisa disse...

Ahhh que joiaaa!!! Muitissimo obrigada pelo PAP!!!
Bjs

Valéria disse...

Ana Júlia, se eu morasse mais perto te daria um beijo de agradecimento, mas segue um por coment, ♥
Você realiza o sonho da galera, muito obrigada!!!
Eu fico muito agradecida por cada pap que você coloca, viu. Deus te ilumine sempre.
Beijos
Valéria

Fios de Palha disse...

Muito bem explicado.Parabéns!

Ana Júlia Crocomo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Júlia Crocomo disse...

Oi meninas, obrigada pela visita! Que bom que gostaram! :):)

Elaine, pode colocar o link sim, fico muito grata!

Beijos

Silvana Teixeira disse...

oi Ana por coincidência só conheci esta bolsinha ontem e hoje encontrei seu blog e o pap super bem explicado muito obrigada, bjs.

Divina Sina disse...

Oi Ana eu tenho o molde de uma revista chinesa, mas não dava pra entender direito. Com esse seu pap vou acertar com certeza. Obrigada por compartilhar. Amei. Beijos
Silvane
Divina sina

Flor de Retalho by Claudia disse...

Oi Ana
Parabéns pelo blog, é lindo!
Adorei o seu PAP, muito bem explicado... vou tentar fazer também, acho que agora entendi essa famosa bolsinha!rs
Obrigada!
Bjs

Selma Feliz disse...

Olá Ana, tudo bem? Acho seu blog muuito legal, até pelo fato de você postar paps sabe. Inclusive escrevo só para dizer que achei muito legal vc ter colocado este pap, que já foi motivo de muita briga no flickr, pois há quem tenha conseguido desvendar o mistério do molde primeiro que todas e se acham detentoras do modelo da bolsinha, tipo criação minha.Eu inclusive encontrei alguém há um tempo atrás que se dispos a ensinar com muito louvor e boa vontade (A Divãnia) e eu fico muito feliz em encontrar no mundo de hoje pessoas com este desprendimento sabe, em dedicar um tempo para montar um tutorial e disponibilizar isso de modo que todo mundo tenha acesso sem tom de posse. Eu já conhecia o molde mas agradeço por aquelas que até hoje tentam entender o esquema que realmente não é fácil. Agradeço pela sua generosidade.
Beijos e sorte na sua vida.

Selma Felicissimo

Marilú disse...

Oi Ana!!!
Adoro seu blog e estava querendo fazer essa bolsinha já a algum tempo mas não me arriscava,agora com seu pap vou fazer e depois te mostro...muito obrigado.
Bjsssssss
Marilú

Anônimo disse...

Oi, Ana. Queria agradecer pelo PAP.Ficou super bem feito, mas eu tentei fazer e a minha nao ficou legal.Nossa to triste agora.Mais vou tentar de novo, quem sabe ficará melhor né? O problema foi costura o forro tudo junto sabe?
Bjssssssssssss
Jaqueline

Lau disse...

Adorei !! Vou tentar fazer depois.
Obrigada !
Bjs

Rose Oliveira disse...

Oi Ana, consegui fazer duas, uma menor e outra maiorzinha, ainda não está bem feitinha como a sua, mais treinando chego lá, rs...obrigada por compartilhar esse pap explicadinho, vou mostrar no meu blog House Craft, depois dê uma passadinha lá e confira pois vou colocar um link direto para o seu pap...beijinhos flor!

Mariane Prospero Polins disse...

Jesus, me acode! rsrsrs Eu não encaro, não!
Fiz um post sobre ela no meu blog e a fofa da Elaine Rodrigues do blog Coisa Nossa Artesanato me passou o link do teu blog e...ufa, cheguei aqui.
Vou linkar teu blog no meu post, tudo bem?
Aproveita e vem conhecer meu cantinho quando puder, ok?
Abç!

Jud disse...

Oi Ana,
Lindo pap, parabens! Eu adoro estas bolsinhas, já fiz uma com outras medidas (retângulo maior 9xl8cm) de um molde que achei na net, nem me lembro onde.
Vou postar quando der!
Bjs
jud-artes

FLOR disse...

Maravilha esse pap que vc fez! Quem sabe agora consigo fazer.

.: MOÇA ARTEIRA :. disse...

Gente do céu!!!
Eu não acredito nisso... Ana!!! Você é demais!
Eu já tentei fazer essa bolsitcha... Peguei o molde numa revita bem véinha da minha mãe, mas tive tanta... tanta dificuldade e ainda mais, o acabamento interno ficou uma caca... rs
Mas agora, tudo está mais claro... hihihih
Muitíssimo obrigada!
Um beijo da Dani!

Valéria Alves disse...

Obrigada querida pelo Pap vc é muito generosa.
Agradeço de coração
Mil beijocas
VAL

^^Vivis Angel^^ disse...

Oi Ana, fico feliz que atraés daquele molde tenha feito esse PAP maravilhoso e tão bem explicado. Eu tmb pastei pra fazer pq ficou muito pequena e ruim pra costurar, mas com esse PAP, vou me aventurar de novo^^
Um grande beijo e ótima noite!!

Késia disse...

Linda... fiquei animada. Ja fiz o molde, vou tetar fazer a minha essa semana!

bjus

Haruko Artes disse...

amei obrigada bjs

Paula Louceiro disse...

Ana adorei seu blog. Já estou seguindo. Bjoka

Géssica Maciel "Petit Pois Lilás" disse...

Oi Ana Júlia! Adorei seu blog e as artes q vc faz! esse pap da bolsinha está 10! Obgada por compartilhar!
Estou te seguindo!
Passa lá no meu cantinho pra dar uma espiada tb!
bjuuuus =]

Pixaim disse...

Parabéns pelo PAP!! Estava doida para aprender esta bolsinha...vou tentar fazer!! bjs e obrigada

Silvia Lima disse...

Acho esta bolsinha um charme!!! tenho um tecidinho fofo que ganhei da Priscila Mendes!!! vou tentar fazer!!
bjss e bom domingo!
Silvia

Naty Young disse...

Oi, Ana.
Tudo bem?

Adoreiiii a bolsinha.. Ainda tenho me aventurado pouco nas costuras. Agora mesmo, nem minha maquina peguei mais, não deu tempo.. Tenho um bebe de quase 2 meses.. Já viu, né? Mas, qdo der venho copiar correndo o PAP muito bem feito por ti..

Ahhh, minha mãe tb é formada em artes pela UDESC. Deu aulas por 25 anos. E não faz este tipo de arte. Quem ficou com este dom fui eu, apesar de ter me formado Economista. eheheheheheh Quem sabe não me adianta alguma coisa qdo for ter uma lojinha, né? ehehehehe

Beijinhosss
Já te add..
Venha me visitar.

Faniquito disse...

Oii, Ana.

Estava lá na Elaine Rodrigues e vim correndo ver a bolsinha...linda demais. E o pap está PERFEITO !!! Parabéns.

Desejo que vcs tenham uma super e muito abençoada semana

Beijinhos

Ana

Nile e Richard disse...

Oi Ana.
Sua bolsinha está linda.O pap formidável.
bjtos.Nile.

Taís Marçal Diniz disse...

Que fofaa...amei!
Amiga já esto seguindo, seu blog é demais!
Apareça...beijocas!

Irma Andréia disse...

Olá Ana Julia, como vai!
Muito lindo seu trabalho... vim ver o pap da bolsinha... a Fatima avisou que vc tinha aqui...
Ainda não conhecia seu cantinho... acabei andando por aqui!!!
Muita coisa bonita, adorei as cores que vc usa!!! Alem da sua generosidade em compartilhar com todo mundo né!!!
Vou seguindo aqui!
Grde Bjo

por Ateliê Alternativo: Daisy disse...

Bom dia Ana Julia, vim conhecer seu blog e me encantei, já estou te seguindo, faço artesanato e estou me aventurando em patch, estou parada por conta de uma cirurgia mas quando der vou fazer algumas coisinhas e seus paps são ótimos, parabéns faça-me uma visita ou adorar ter você no meu cantinho fique com Deus bjs daisy

Dedo de moça patchwork disse...

Ficou linda!! Vou fazer.
Parabéns o pap ficou ótimo.
Seu cantinho é encantador!!!
Beijos e um ótimo feriado.

marcia chanea disse...

Adorei o pap da bolsinha, obrigada por compartilhar, bjus e parabéns...

Ana Maria Nunes disse...

Tb achei linda!!!

Ana Maria Nunes disse...

Natal chegando...vc n vai fazer nenhum sorteio para suas seguidoras???? kkkkkk

Lilian Artezanatos disse...

Nossa agradeço muito pelo pap pois estava procurando um modelo de bolsinha diferente pra fazer já tinha visto esse na net mas não tinha como fazer achei seu blog e fiz a bolsinha adorei, obrigado pelo desprendimento e paciência para fazer o pap,me ajudou muito,obrigado mais uma vez.Que pena não ter máquina pra tirar foto das 5 bolsinhas que já fiz!! Ficaram lindinhas!!

Circe disse...

Querida Ana Julia,tu simplesmente arrasou.Estou começando na arte de costura e acho essa bolsinha um charme,inclusive já vi alguns Paps mas tinha medo de botar tecido fora,como já aconteceu antes,mas com esse Pap penso que não será dificil.
Lhe encontrei procurando paps de bolsa com medidas pois no olhômetro não sei fazer e copiei todo o Pap que saiu em um jornal.Vou tentar fazer e se acertar postarei no meu blog e com certeza colocarei o link para redirecionar par o seu.
Um grande abraço e muitoooooooooo,obrigado por dividir com a gente o que sabes.
Parabéns.

Fatima Guimaraes disse...

Oi Ana
Tudo bem??
Fiz uma postagem sobre a bolsinha e coloquei seu link...pelo jeito muita gente veio conferir, que lega...
òtimo seu blogue, com muitas dicas.
Super beijo
(veja postagem)

http://fargtempos.blogspot.com/2010/10/bolsinha-japonesa.html

Lidia Campos disse...

Olá me Chamo Lidia Campos.
Amei o que vc faz parabêns, tenho um blog! Me siga tbm, vou amar sua visita passa lá bjs.

Bruna Costa disse...

Ameiiiiiiiiii sua explicação s2
beijocas

Anônimo disse...

Olá,vc é um amor,uma pessoa que merece tudo de bom,pq pra compartilhar isto!!!estava aqui muito chateada,pois costuro há tempos e ñ conseguia fazer esta necessaire a tal da japonesa!!!,e com sua explicação,ficou tudo bem claro,um gde bjo, que o Senhro Jeesus te abençoe,continue sendo assim generosa.pois quem dá recebe em codro,esta é a lei.

Sweet♥Daisy disse...

Há algum tempo que pesquisa como se fazia este necessaire e finalmente encontrei!!obrigada :D
Já fiz o meu e ficou mt fofo!
Bjinhu

Josi disse...

Obrigada po compartilhar, nao sei costurar ainda. Ganhei uma maquina no natal , ja fiz uma boneca Tilda. Quem sabe me aventuro com seu passo a passo.
Beijos

Nicolle disse...

Adoro achar blogs que ensinan a gente como fazer.... ja usei alguns de seus moldes e deram muito certo.... vou tentar esse...
Parabens... seus trabalhos sao lindos!

Ivana Soares disse...

ola adorei o pap da bolsinha. sempre quis fazer uma e nao sabia o pap.seu blog ta lindo parabens.bjos www.cantinhodoartesanatoedacriatividade.blogspost.com

Cintia Scarelli Storer disse...

Muito obrigada pela explicação. Tava louca de vontade de fazer essa bolsinha e não entendia os esquemas.
Vou tentar com a sua ajuda.

Bjos

Nandarts disse...

ola gostei muito da sua bolsinha muito legal estou com um blog recente e estou conhecendo outros blogs e seus trabalhos e ja vou te seguir passa la no meu blog pra me conhecer e me seguir tambem beijos!!!!!!!!

Aninha disse...

Olá!

Adorei seu PAP. Consegui fazer certinho a bolsinha, um pouco demorada, mais não é dificil de fazer.
Obrigada por compartilhar!

Lívia Aya disse...

maravilhoso seu pap! poucas pessoas tem o coração tão genoroso como o seu! obrigada por compartilhar. quando eu fizer venho aqui mostrar.
bjim

Lívia

vida disse...

Adorei e agora estou na onda das costuras vamos ver te convido para me conhecer meus cantinhos,bjs

marildajesebel@gmail.com disse...

muita linda PARABÉNS

beatriz disse...

obrigada por compartilhar bjs!

eliane disse...

Que DEUS te abençoe pela bondade de dividir seu conhecimento, com a sua explicação ficou muito mais fácil parabéns.:)

Vandicas disse...

Amei fazer essa bolsinha, muito bem explicado, só que eu usei manta acrilica e achei um pouco gordinha mas vou buscar algo mais fino
Mas ela ficou maravilhosa mesmo assim, obrigada por ter compartilhado com a gente
obs: gostei tb da bolsinha de mão dupla, vc tb tem o pap dela?

Cakarekos ® disse...

amei obrigado ana!!!obrigado por compartilhar
http://cakarekos.blogspot.com.br/

Silvia Muzzio Juchli disse...

MUITO OBRIGADA!!
Adorei seu tutorial. Eu já conhecia essa bolsinha, mas não sabia como fazê-la, e seu tutorial esta super bem explicado, e foi facil fazer. Já fiz uma, e agora estou fazendo outra pra dar de presente.
Parabens também pelo seu lindo blog. Bjs

eliane Batalha disse...

menina ,aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Monica Marques disse...

estava procurando este projeto, muito obrigada por compartilhar.
bjs
Monica

Postar um comentário

Olá! Ficarei muito contente com comentários, dúvidas e sugestões! Obrigada pela visita e volte sempre! ;)