segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Niqueleira com fecho da vovó!


Olá! Resolvi começar bem a semana e postar um novo PAP aqui no blog. Desta vez, eu tentei algumas vezes antes de obter um bom resultado, mas... como sou brasileira e não desisto nunca, eis meu PAP.

Eu acredito que existam outras formas de fazer, talvez até mais fáceis. Deixo aqui a forma que encontrei e, por favor, quem conhecer outras formas, deixe um comentário contando pra gente.

Ainda não é muito fácil e nem muito barato comprar os "fechos da vovó" aqui em Floripa. Este que eu usei é bem pequeno, tem 3,5cm x 6cm e custou em torno de R$2 em uma lojinha lá em Balneário Camboriú. Sei que há sites que têm os fechinhos disponíveis.

Material necessário

- papel, lápis e régua para traçar o molde
- o fecho metálico
- tecido para a frente e para o forro
- feltro ou manta fina
- linha, agulha, tesoura e máquina de costura
- martelo

Passo-a-passo:

1. No caso deste molde, ele precisa sempre ser feito de acordo com o tamanho do fecho. Então, pra começar, risque em um papel o contorno do seu fecho, por fora.


2. A partir dele, trace o molde de como você quer a sua bolsinha. Eu fiz meu molde no chute (e antes dele fiz outros que não deram certo). As medidas que eu usei aparecem na foto. Depois do molde no tamanho desejado feito, é importante adicionar uma margem de 0,75cm, que é o espaço que o pé calcador da máquina toma da peça. Na parte que será encaixada no fecho é importante ser o mais fiel possível às medidas e à margem do pé calcador. Molde pronto, recorte-o para passa-lo para o tecido.

3. Agora recorte este molde duas vezes no tecido de fora e duas vezes no tecido do forro. Alfinete o tecido de fora já cortado no feltro, passe um zigue-zague em volta e recorte.


4. Feito isso, encontre frente com frente do forro e frente com frente do tecido de fora. Passe uma costura em cada um deles, como mostra a imagem.


5. Costure o fundo, para deixar a niqueleira mais "gordinha". Eu deixei 1,5cm no fundo, e ela nao ficou muuito gordinha. Tome cuidado para coincidir as costuras, isso dá um bom acabamento.


6. Depois disso, encaixe a parte do forro dentro da outra parte, coincidindo frente com frente dos tecidos, como na foto.


7. Agora alfinete as partes sem costura da melhor maneira possível e una-as, como na imagem. Eu costurei cada lado de uma vez, acho que fica mais fácil.


8. Desvire pelo buraquinho que deixamos no forro, feche-o com pontos invisíveis e passe bem a peça, principalmente as abas que encaixarão no fecho. Agora vem a parte que eu demorei e achei mais difícil. Encaixe tudo no fecho com a ajuda de algo pontiagudo (tesourinha, por exemplo) e dê leves marteladas pelo lado de dentro, até que a bolsinha fique presa ao corpo do fecho. E pronto! Aí está sua niqueleira fofíssima :)


P.S. Já ouvi dizer que é possível colocar o fecho colando-o. Mas achei melhor não tentar, porque meu fechinho é muito pequeno e seria muito fácil melecar o tecido! Espero que tenham gostado! Quem tiver sugestões, é só deixar um comentário! Beijos e boa semana!

16 comentários:

Leíse França Cruz disse...

Ficou muito linda! Parabéns! Bjo, leíse/allegroartes.

Anônimo disse...

Você é maravilhosa, obrigada por nos ensinar tantas coisas lindas, sou sua fã. bjs
Artes de pano/ Joana

Noêmia disse...

Gostei tenho muito fechinhos desse e vou aproveitar essa sua explicação para faze-lo. Muito Obrigado por compartilhar...bjosss

Ana Maria Nunes disse...

tem um selinho pra vc no meu blogue
http://receitasentreamigas.blogspot.com/

Adelaide disse...

Adorei essa bolsinha, suas explicações são otimas
Obrigada.
Grande abraço

Light Trigger disse...

Olá! Adorei a bolsinha.. e esse fecho da vovo é um charme só! :-)

Venha fazer uma visitinha ao nosso blog.. http://lighttrigger.blogspot.com/

Será um prazer se vc quiser fazer parte dele!

:-*

Karla Mór disse...

Aninha, tu és mesmo uma fofa!!!! SUPER OBRIGADA, mais um lindo pap, super útil... Vou copiar o link lá na minha galeria do Flickr, tá???
Bjs, Karla

karla disse...

Queridíssima Ana!!! Muito obrigada pelo teu pap, ficou showwwwwwwwwww!!!
Vou postar lá na minha galeria do Flickr com o link pra cá, tá???
Bjs, Karla

Beth disse...

Olá.
Gostei muito de conhecer seu blog e seus trabalhos!!Tudo muito lindo e os PAPs perfeitos!!!
Bjs.

Tatiana Duarte disse...

Adorei!!! Pena que em castelo branco nao se encontrem esses fechos, se alguem souber onde arranjo por aqui avisem:( ja procurei em tantos sitios e nao ha...

Tal disse...

oi amiga o que faço pra comprar esses fechos pois aqui em fortaleza não tem e queria muito fazer umas pra vender me diz alguma coisa.a_talzinha@hotmail.com Rosangela

Regina disse...

Seu blog é demais. Bjss

Regina

Flor de Avilhó disse...

obrigada pelo pap. vou fazer e depois mostro ok?
beijinhos
Flor de Avilhó

*** As Artes da Sónya *** disse...

Adorei, vai-me ajudar muito na cofecção do porta moedas

Anônimo disse...

Oi! Qual loja virtual segura posso comprar esses fechos da vovó? Moro no Piauí e por aqui não os encontro. Muito obrigada!!

Anônimo disse...

Muito linda e obrigada por partilhar os moldes!

Postar um comentário

Olá! Ficarei muito contente com comentários, dúvidas e sugestões! Obrigada pela visita e volte sempre! ;)