quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Passo-a-passo bolsa

Bom, como eu já tinha comentado por aqui, um passo-a-passo meu foi publicado no Caderno Morar, do jornal A Notícia, na coluna do Baú de Idéias da querida Michele Nunes.


Como o jornal tem circulação apenas aqui no estado, resolvi publicar o passo-a-passo aqui no blog também. É uma bolsa simples, que pode servir até mesmo de sacola ecológica e é ótima pra quem está começando a costurar.

Então vamos lá:
Material necessário:

- 2 retângulos de tricoline de 35x45cm para o forro. (tecido rosa com bolinhas brancas)

- 2 retângulos de tricoline de 16x45cm para a parte superior externa. (tecido floral)

- 2 retângulos de brim de 21x45cm para a parte inferior externa. (tecido preto)

- 2 retângulos de 8x60cm de brim para as alças (tecido preto).

- Um retângulo de feltro com aproximadamente 50x75cm.

- Linha.

- Botão magnético.

- Tesoura, alfinetes e máquina de costura.

Passo-a-passo:

1. Alfinete o retângulo de 16x45cm com o retângulo de 21x45cm, encontrando frente com frente dos tecidos. Passe um pesponto reto, deixando 1cm como margem de costura. Depois tire os alfinetes a passe com ferro, abrindo as costuras na parte do avesso. Faça o mesmo com os outros dois retângulos.

2. Depois de pronta a etapa anterior, alfinete estas duas partes no feltro e passe o zigue-zague em volta de todo o contorno. Recorte o excesso das laterais. Nesta etapa, também pode ser utilizada a manta acrílica no lugar do feltro.

3. Agora é hora de costurar as alças. Pegue os dois retângulos de 8x60cm, dobre-os ao meio (com o avesso para fora) e passe uma costura reta, como na imagem.

4. Depois vire as alças para o lado direito com auxílio de um alfinete de segurança ou com o virador de alças. Depois de virar, passe com o ferro e pesponte as laterais, como na imagem. Eu optei por fazer um ponto decorativo, mas também se pode passar apenas uma costura reta.

5. Feito isso, é hora de unir frente, alças e forro. Para posicionar as alças, marque o meio da parte superior com um pique e, a partir dele, marque 8cm para cada lado e então alfinete as alças, como mostra a imagem.

6. Depois alfinete por cima o tecido do forro e passe um pesponto reto de margem de costura de 1cm, apenas na parte superior, dando retrocesso no início e no final. Faça isso com as outras partes também, da mesma forma. As partes ficarão como na imagem.

7. Agora posicione estas duas partes, uma em cima da outra, coincidindo frente com frente e alfinete. É importante tomar cuidado para que as costuras coincidam, obtendo assim, um melhor resultado final. Feito isso, passe um pesponto por toda a volta, do retângulo, deixando apenas uma abertura no fundo do forro (não esqueça de dar retrocesso no início e no fim, para não desmanchar), por onde a bolsa será virada.


8. Para formar o fundo da bolsa, alfinete as quatro extremidades como na imagem a seguir, formando um triângulo, e marque (é importante cuidar para que a altura do triângulo seja metade de sua base, e que, a partir da costura, a base tenha a mesma medida para cada um dos lados, neste caso 5cm). Outro detalhe, é tomar cuidado para que as costuras do lado direito coincidam perfeitamente.

9. Depois de medir, marque os triângulos com uma caneta ou giz, passe um pesponto pela linha e corte o excesso, dando retrocesso no início e no fim.

10. Agora vire a bolsa pelo fundo do forro, ajeite e alfinete todo o forro para dentro e passe um pesponto por toda a borda da bolsa.

11. Agora é hora de colocar o botão magnético. Para isso, marque o local desejado com um alfinete no forro. Feito isso, faça um pontinho com caneta apenas para marcar o local.

12. Depois faça dois pequenos cortes com uma tesoura de ponta bem fina, cuidando para não cortar demais. (é bom passar um pouquinho de cola universal ou termolina leitosa nos furos, para que, com o tempo, eles não desfiem). Feitos os cortes, coloque um dos lados magnéticos do fecho, de fora para dentro. Veja na imagem como ficará o forro.

13. Agora recorte um pequeno pedaço de feltro, faça dois cortes e coloque pelo avesso. Depois encaixe a outra peça do fecho e dobre suas “pernas” com um alicate. Para um melhor resultado, depois de fechar, costumo dar algumas marteladas na parte de dentro, para fechar bem.

14. Repita a operação do outro lado, com a outra parte do fecho. Depois feche o fundo do forro à mão, com pontos invisíveis, ou até mesmo à máquina. Agora é só usar a criatividade, enfeitar com flores, fuxicos ou laços e a sua bolsa estará pronta!

11 comentários:

Valéria disse...

Ana Júlia, essa bolsa é linda!!!!
Muito obrigada por ensinar.
Beijos
Valéria

Maria... disse...

Oi querida, adorei o seu blog, seus paps são ótimos,tudo bem explicadinho. Parabéns por compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas.Deus Abençoe. Bjs. Maria

Márcia Naressi disse...

OLÁ!!!

VIM CONHECER SEU BLOG
E ACHEI LINDO PARABÉNS
JÁ ESTOU TE SEGUINDO
GOSTARIA MUITO DE RECEBER
SUA VISITA ,E QUE FOSSE MINHA
SEGUIDORA TB,VOU GOSTAR MUITO!!!

BEIJOS
MÁRCIA:hervadolce.blogspot.com

Coisinhas de Maria disse...

Muito obrigado por compartilhar o que sabes, Deus te abençoe grandemente. Bjs

Val disse...

Adorei o Pap da bolsa,pra mim que sou iniciante na costura ficou muito bem explicadinho.Acho que vou me aventurar e fazer uma pra mim.venha me fazer uma visitinha.Parabéns!!!
www.dicasval.blogspot.com

^^Vivis Angel^^ disse...

Olá Ana, adorei tudo o que vi em seu blog, suas explicações são detalhistas e fáceis de compreender. Me empolguei bastante pra botar a mão na assa rs
Um grande beijo e ótima semana pra vc!!

Blog Elitize disse...

Olá!
Vim aqui te convidar para conhecer o Blog da Elitize, passe lá, estamos com sorteio, aproveita!
Abraço

Maria da Guia disse...

Olá, adorei seu blog.... quem me dera saber um pap desses... as meninas sempre me cobram no meu blog um pap das bolsas q eu confecciono e não sei fazer... mas um dia, eu chego lá.
Bjos e quando puder, passa lá no meu blog e diz o q achou, ok????

Ana disse...

Oi, Ana Júlia.
Gostaria de agradecer ao pap dessa bolsa.
Sou iniciante na costura e ajuda muito seguir os passos.
Fiz a minha bolsa também, um pouco diferente. Que ficou cheia de pequenos defeitos, mas foi gostoso concluir uma peça um pouco mais elaborada. Adorei.
Bjus

ALCENA C V C disse...

amei teu blog já sou seguidora e add no meu blog
vc esta de parabens! gosto do estilo do teu blog
que ensina a fazer.
acredito que se aprendemos algo devemos passar
adiante.
que vc seja abençoada e tenha mais e mais
criatividade! bjs

Magrinha disse...

ana, como faço pra ser avisada dos posts novos? não quero perder nada! bj

Postar um comentário

Olá! Ficarei muito contente com comentários, dúvidas e sugestões! Obrigada pela visita e volte sempre! ;)