quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A famosa bolsinha japonesa!

Oi gente!

Bom, eu namoro essa bolsinha japonesa há teeeempos, mas nunca entendia como ela era feita. Já vi vários tópicos e até alguns passo-a-passos dela, mas por dentro ela sempre ficava sem acabamento, com o desfiado do tecido pra fora.

Ontem, vi esse esqueminha no blog Cantinho da Vivi, tomei coragem e fui tentar fazer! E não é que deu certo!? Eu acredito que exista uma forma mais simples, mas esse foi o jeito que encontrei de chegar ao resultado. Espero que gostem ;)

Eu fiz a bolsinha com as medidas do esquema do blog, mas ela fica muuuito pequenininha, tipo um chaveirinho. Fica uma graça (se dá certo né, a minha ficou meio estranha), mas dificulta muito na hora de colocar o zíper. Sendo assim, eu dobrei as medidas, e aí achei que ficou meio grande, mais para o tamanho de uma necessaire. Terceira tentativa, usei o tamanho da receita e mais metade, aí ficou no tamanhinho que eu acho ideal, bem fofuxa. Tá aí a foto da mamãe e da filhinha, o passo-a-passo que vem a seguir é com a medida da menor.


Materiais necessários:

- Dois retângulos de 13,5cm x 27cm (um no tecido do forro e um no tecido da frente)
- Dois retângulos de 13,5cm x 16,5cm (um no tecido do forro e um no tecido da frente)
- Quatro trapézios com 10,5 cm de base, 7,5cm de topo e 7cm de altura (dois no tecido do forro e dois no tecido da frente) *
- Dois retângulos no tecido da frente com 8 x 6cm (arredondar como na imagem)
- 1 zíper de 10cm
- Botão de pressão (ou velcro, ou botão de ímã pequeno)
- Feltro ou algum tipo de manta fina
- Linha, agulha, máquina de costura


*como eu usei a medida da receita, mais a metade, o que ficou muito quebrado, eu arredondei, ok?

Passo-a-passo

1. Depois de tudo recortado, alfinete todas as partes da frente no feltro (eu usei um feltrinho bem fino, não sei se ele tem um nome especial) e passe o zigue-zague para prendê-las. Encontre frente com frente da aba e costure ao redor, deixando a parte superior reta sem costura, para virar.


2. Para a aba ficar com os cantos arredondados, é recomendável que se dê alguns piques pequenos ao redor, por dentro, na margem de costura. Depois vire a aba para o direito e coloque um pedacinho de feltro por dentro para das sustentação. Recorte as outras peças do feltro.


3. Agora é hora de colocar o zíper. Trace uma diagonal no avesso do tecido de 13,5 x 16,5cm, no lado do forro. A medida desta diagonal será 21,5cm, como o zíper é de 10cm, deixe um espaço de 5,75cm de cada lado, como mostra a imagem. o retângulo para o zíper terá a medida de 10 x 1cm. Para mais detalhes de como colocar esse zíper, veja aqui. A única diferença é que agora o feltro ficará entre os dois tecidos.


4. O zíper ficará assim:


5. Agora é hora de montar o corpo da bolsa. Pegue o retângulo maior e marque com um pique o meio da sua lateral de 27cm. Marque também o meio do topo do trapézio (a parte menor). Encontre essas duas marcações, alfinete e costure. Na primeira imagem, como alfinetar. Na segunda, as parte já costuradas.



6. Agora alfinete as laterias do trapézio. Certifique-se que os dois lados fiquem iguais.


7. Costure pelo avesso. O lado direito ficará como na próxima imagem. Faça o mesmo com o tecido do forro.


8. Posicione a aba de fechamento e alfinete-a.


9. E agora vem a parte que eu achei mais complicadinha de fazer e de explicar. Como eu disse, pode ser que exista um outro jeito mais simples, mas esse foi o que eu encontrei. Encontre a frente da parte do zíper com a frente do corpo da bolsa e depois com a frente do forro. (o avesso de tudo fica pra fora) Alfinete tudo com cuidado, tentando coincidir todas as costuras. O jeito mais fácil que achei foi marcando o meio dos trapézios e partindo dali.


10. Passe uma costura ao redor de tudo. (eu acabei deixando uma boa parte da aba pra fora, porque achei que mais curtinha ficaria melhor) Corte os excessos das abas e dos cantinhos.


11. Agora abra um pedacinho do forro e desvire.


12. Coloque o botãozinho de pressão, feche o forro com pontinhos invisíveis e pronto!



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Passo-a-passo bolsa

Bom, como eu já tinha comentado por aqui, um passo-a-passo meu foi publicado no Caderno Morar, do jornal A Notícia, na coluna do Baú de Idéias da querida Michele Nunes.


Como o jornal tem circulação apenas aqui no estado, resolvi publicar o passo-a-passo aqui no blog também. É uma bolsa simples, que pode servir até mesmo de sacola ecológica e é ótima pra quem está começando a costurar.

Então vamos lá:
Material necessário:

- 2 retângulos de tricoline de 35x45cm para o forro. (tecido rosa com bolinhas brancas)

- 2 retângulos de tricoline de 16x45cm para a parte superior externa. (tecido floral)

- 2 retângulos de brim de 21x45cm para a parte inferior externa. (tecido preto)

- 2 retângulos de 8x60cm de brim para as alças (tecido preto).

- Um retângulo de feltro com aproximadamente 50x75cm.

- Linha.

- Botão magnético.

- Tesoura, alfinetes e máquina de costura.

Passo-a-passo:

1. Alfinete o retângulo de 16x45cm com o retângulo de 21x45cm, encontrando frente com frente dos tecidos. Passe um pesponto reto, deixando 1cm como margem de costura. Depois tire os alfinetes a passe com ferro, abrindo as costuras na parte do avesso. Faça o mesmo com os outros dois retângulos.

2. Depois de pronta a etapa anterior, alfinete estas duas partes no feltro e passe o zigue-zague em volta de todo o contorno. Recorte o excesso das laterais. Nesta etapa, também pode ser utilizada a manta acrílica no lugar do feltro.

3. Agora é hora de costurar as alças. Pegue os dois retângulos de 8x60cm, dobre-os ao meio (com o avesso para fora) e passe uma costura reta, como na imagem.

4. Depois vire as alças para o lado direito com auxílio de um alfinete de segurança ou com o virador de alças. Depois de virar, passe com o ferro e pesponte as laterais, como na imagem. Eu optei por fazer um ponto decorativo, mas também se pode passar apenas uma costura reta.

5. Feito isso, é hora de unir frente, alças e forro. Para posicionar as alças, marque o meio da parte superior com um pique e, a partir dele, marque 8cm para cada lado e então alfinete as alças, como mostra a imagem.

6. Depois alfinete por cima o tecido do forro e passe um pesponto reto de margem de costura de 1cm, apenas na parte superior, dando retrocesso no início e no final. Faça isso com as outras partes também, da mesma forma. As partes ficarão como na imagem.

7. Agora posicione estas duas partes, uma em cima da outra, coincidindo frente com frente e alfinete. É importante tomar cuidado para que as costuras coincidam, obtendo assim, um melhor resultado final. Feito isso, passe um pesponto por toda a volta, do retângulo, deixando apenas uma abertura no fundo do forro (não esqueça de dar retrocesso no início e no fim, para não desmanchar), por onde a bolsa será virada.


8. Para formar o fundo da bolsa, alfinete as quatro extremidades como na imagem a seguir, formando um triângulo, e marque (é importante cuidar para que a altura do triângulo seja metade de sua base, e que, a partir da costura, a base tenha a mesma medida para cada um dos lados, neste caso 5cm). Outro detalhe, é tomar cuidado para que as costuras do lado direito coincidam perfeitamente.

9. Depois de medir, marque os triângulos com uma caneta ou giz, passe um pesponto pela linha e corte o excesso, dando retrocesso no início e no fim.

10. Agora vire a bolsa pelo fundo do forro, ajeite e alfinete todo o forro para dentro e passe um pesponto por toda a borda da bolsa.

11. Agora é hora de colocar o botão magnético. Para isso, marque o local desejado com um alfinete no forro. Feito isso, faça um pontinho com caneta apenas para marcar o local.

12. Depois faça dois pequenos cortes com uma tesoura de ponta bem fina, cuidando para não cortar demais. (é bom passar um pouquinho de cola universal ou termolina leitosa nos furos, para que, com o tempo, eles não desfiem). Feitos os cortes, coloque um dos lados magnéticos do fecho, de fora para dentro. Veja na imagem como ficará o forro.

13. Agora recorte um pequeno pedaço de feltro, faça dois cortes e coloque pelo avesso. Depois encaixe a outra peça do fecho e dobre suas “pernas” com um alicate. Para um melhor resultado, depois de fechar, costumo dar algumas marteladas na parte de dentro, para fechar bem.

14. Repita a operação do outro lado, com a outra parte do fecho. Depois feche o fundo do forro à mão, com pontos invisíveis, ou até mesmo à máquina. Agora é só usar a criatividade, enfeitar com flores, fuxicos ou laços e a sua bolsa estará pronta!