Bom, eu namoro essa bolsinha japonesa há teeeempos, mas nunca entendia como ela era feita. Já vi vários tópicos e até alguns passo-a-passos dela, mas por dentro ela sempre ficava sem acabamento, com o desfiado do tecido pra fora.
Ontem, vi esse esqueminha no blog Cantinho da Vivi, tomei coragem e fui tentar fazer! E não é que deu certo!? Eu acredito que exista uma forma mais simples, mas esse foi o jeito que encontrei de chegar ao resultado. Espero que gostem ;)
Eu fiz a bolsinha com as medidas do esquema do blog, mas ela fica muuuito pequenininha, tipo um chaveirinho. Fica uma graça (se dá certo né, a minha ficou meio estranha), mas dificulta muito na hora de colocar o zíper. Sendo assim, eu dobrei as medidas, e aí achei que ficou meio grande, mais para o tamanho de uma necessaire. Terceira tentativa, usei o tamanho da receita e mais metade, aí ficou no tamanhinho que eu acho ideal, bem fofuxa. Tá aí a foto da mamãe e da filhinha, o passo-a-passo que vem a seguir é com a medida da menor.

Materiais necessários:
- Dois retângulos de 13,5cm x 27cm (um no tecido do forro e um no tecido da frente)
- Dois retângulos de 13,5cm x 16,5cm (um no tecido do forro e um no tecido da frente)
- Quatro trapézios com 10,5 cm de base, 7,5cm de topo e 7cm de altura (dois no tecido do forro e dois no tecido da frente) *
- Dois retângulos no tecido da frente com 8 x 6cm (arredondar como na imagem)
- 1 zíper de 10cm
- Botão de pressão (ou velcro, ou botão de ímã pequeno)
- Feltro ou algum tipo de manta fina
- Linha, agulha, máquina de costura
*como eu usei a medida da receita, mais a metade, o que ficou muito quebrado, eu arredondei, ok?
Passo-a-passo
1. Depois de tudo recortado, alfinete todas as partes da frente no feltro (eu usei um feltrinho bem fino, não sei se ele tem um nome especial) e passe o zigue-zague para prendê-las. Encontre frente com frente da aba e costure ao redor, deixando a parte superior reta sem costura, para virar.
2. Para a aba ficar com os cantos arredondados, é recomendável que se dê alguns piques pequenos ao redor, por dentro, na margem de costura. Depois vire a aba para o direito e coloque um pedacinho de feltro por dentro para das sustentação. Recorte as outras peças do feltro.
3. Agora é hora de colocar o zíper. Trace uma diagonal no avesso do tecido de 13,5 x 16,5cm, no lado do forro. A medida desta diagonal será 21,5cm, como o zíper é de 10cm, deixe um espaço de 5,75cm de cada lado, como mostra a imagem. o retângulo para o zíper terá a medida de 10 x 1cm. Para mais detalhes de como colocar esse zíper, veja aqui. A única diferença é que agora o feltro ficará entre os dois tecidos.
4. O zíper ficará assim:
5. Agora é hora de montar o corpo da bolsa. Pegue o retângulo maior e marque com um pique o meio da sua lateral de 27cm. Marque também o meio do topo do trapézio (a parte menor). Encontre essas duas marcações, alfinete e costure. Na primeira imagem, como alfinetar. Na segunda, as parte já costuradas.
6. Agora alfinete as laterias do trapézio. Certifique-se que os dois lados fiquem iguais.
7. Costure pelo avesso. O lado direito ficará como na próxima imagem. Faça o mesmo com o tecido do forro.
8. Posicione a aba de fechamento e alfinete-a.
9. E agora vem a parte que eu achei mais complicadinha de fazer e de explicar. Como eu disse, pode ser que exista um outro jeito mais simples, mas esse foi o que eu encontrei. Encontre a frente da parte do zíper com a frente do corpo da bolsa e depois com a frente do forro. (o avesso de tudo fica pra fora) Alfinete tudo com cuidado, tentando coincidir todas as costuras. O jeito mais fácil que achei foi marcando o meio dos trapézios e partindo dali.
11. Agora abra um pedacinho do forro e desvire.
12. Coloque o botãozinho de pressão, feche o forro com pontinhos invisíveis e pronto!