segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Artesanato, criatividade e reciclagem!


Gosto muito dos trabalhos manuais, das etapas, de cada pedacinho sendo composto aos poucos, até formar um novo trabalho. Adoro ver nascer dos tecidos novas peças, costura-las pelo avesso e faze-las surgirem. Para mim, desde criança, o artesanato sempre foi algo mágico.

Digo artesanato sim, por gosto da palavra, não acho que desmereça, acho que valorize. Entendo o significado da palavra crafter, mas ainda prefiro me dizer artesã, e tenho muito orgulho disso. Gosto da citação de Octavio Paz, presente em um texto que me acompanhou durante boa parte da vida universitária, que diz: "feito com as mãos, o objeto artesanal conserva, real ou metaforicamente, as impressões digitais de quem o fez". É isso que faz do artesanato algo tão bonito, o poder que temos de colocar algo nosso, algo diferente, algo que venha de dentro e que seja a nossa marca. Daí a importância de inspirar-se, mas jamais copiar os trabalhos alheios. Todos temos uma marca, algo que nos identifica e que faz com que os trabalhos sejam sempre diferentes e o que torna mágico o poder de criar, com liberdade.

Gosto de dividir sempre que posso este meu encantamento pelas artes manuais, pelo poder de transformar, de fazer surgir. Acho incrível perceber belos trabalhos, como tantos que já citei aqui no blog e que ainda citarei, cada um com sua característica especial. Todos podemos pegar pincéis e tintas ou linhas, agulhas e tecidos, mas cada um terá um jeito de pintar, de compor, cada um tem seu gesto, sua expressão. E é isso que nos torna especiais, cada um a sua maneira.

Bom, depois de refletir um pouquinho, quero mostrar um trabalho que não é meu, mas da minha mãe. Minha mãe optou por um caminho bem diferente do meu, ela é médica, daquelas que seguiu a profissão por vocação e que se dedica e se doa aos seus pacientes, procurando ajudar a cada um em sua individualidade. Mesmo tendo optado pelo medicina, ela tem bastante talento nas artes manuais e os faz por prazer, quando pode. Faz tricô e crochet muito bem e é bastante criativa.

Há uns meses, ela presenteou meu pai com uma Cafeteira e passou a observar que as cápsulas de café iam sempre fora, eram de metal (algo que demoraria muito para decompor) e que eram muito bonitinhas, de várias cores e de um formato interessante. Ela foi guardando para mim, pois queria que eu as usasse. Eu fui deixando pra depois, fazendo outras coisas, outros projetos. E agora, quem decidiu colocar a idéia em prática foi ela.

As cápsulas de café, depois de limpas, viraram lindos alfineteiros/sachets em forma de cupcakes. Dentro deles vão as bolinhas de sagú aromatizadas, pra deixar um cheirinho gostoso. Os retalhinhos eram sobras de outros trabalhos e a rendinha nos foi dada pela minha avó, que as tinha guardadas por muito tempo. Pra quem gosta de costura, é possível espetar alfinetinhos e para quem não gosta, podem ser colocados dentro do armário para dar um cheirinho gostoso e uma alegrada ao olhar :) Podem também ser lembrancinhas de nascimento ou do que mais se desejar! Nas fotos alguns dos vários cupcakes que ela já fez.



Não fotografamos o passo-a-passo, mas é algo bem simples de fazer. Há um passo-a-passo no blog da Ana Tuyama que é muito bacana e pode gerar muitas idéias. Aliás, o trabalho da Ana exemplifica bem algo que eu vinha dizendo lá no início, têm a "assinatura" dela, algo de especial, um pitadinha que só ela sabe dar.

E viva a liberdade, viva o colorido, vamos inventar!

12 comentários:

Claudia Pech disse...

Bom dia Ana Júlia... sempre estou visitando seu cantinho e hoje em especial amei o texto, suas palavras reproduzem o que muitas de nós sentem ao se dedicar ao artesanato. Obrigada
Quando puder visita meu blog... bjos
Claudia Pech
http://blogguriafaceira.blogspot.com

Lígia disse...

Olá Ana Júlia!
Lindo seu alfineteiro!
Aproveitando minha visita, gostaria de saber se voce também recebeu um email avisando que o blog terá quer ser migrado para worpress.com, e se não o fizer não funcionará mais.O prazo será dia 16 de março.Será que procede?

Bjks
Lígia

Valéria disse...

Ana Júlia, eu achei a coisa mais linda, e não só o trabalho em sí, mas o modo como você contou. Imgino todo carinho nessas peças, amei!
Beijos
Valéria

Srtas. Moraes disse...

Oiieee.. encantei com seus trabalhos, são bem detalhistas e lindos, parabéns!

Bom já estou te seguindo, quando quiser nos fazer uma visitinha em nosso blog fique a vontade, e se quiser seguir será um prazer, assim poderemos manter mais contato:

www.arteverartesanatoecia.blogspot.com

Abraços;
Ellen Moraes

Ribeiro disse...

Amei seu trabalho, fiquei apaixonada por tudo. Parabéns; vc tem o passo a passo da flor em origami de tecido, é muito linda. Resido na França e amo trabalho com tecido, é meu passa tempo aqui,cryssribeiro@hotmail.com
bjs
Cryss.

Oficina do Biscuit disse...

Olaaa !!
amei seu blog .. seu trabalho é simplesmente perfeito !!
Parabens !!
Depois dê uma passadinha em meu cantinho !!

http://aoficinadobiscuit.blogspot.com/
ja estou t seguindo !!
bjss

Adelaide disse...

Olá Ana! adorei o trabalho da mãe médica/arteira....rsrs Bem dizem que fruto não cae longe do pé, no fundo no fundo sua mãe sempre foi uma artesã que se rebelou e fez medicina, só para contrariar a natureza....kkkkk
Lindos cupcakes.
Abraços

tecidinho disse...

Adorei teu blog, parabéns! Quero te convidar para conhecer meu blog, abração Nivia

M. Brayner disse...

Olá!!! Passando para desejar um FELIZ DIA DA MULHER!!!


Marta
http://eucraftemuitomais.blogspot.com

Marúzia disse...

Oi Ana, achei o seu blog, simplesmente divino! Você põe um toque de amor em tudo que faz, o que nos deixa transparecer pelo carinho e beleza dos seus trabalhos. Estou te seguindo.
Ficarei feliz, se você me fizesse uma visitinha.
maruziaensina.blogspot.com

fialka012 disse...

❤❤❤

Neta Artesanato disse...

oi amiga estou ti seguindo seu blog e de++++++ tem muita coisa linda, quero que voce se posivel mi tirar uma duvida o que e Cápsula de cafe que e de metal obrigada amiga fica com deus e tenha um otimo dia beijosssssssssssss

Postar um comentário

Olá! Ficarei muito contente com comentários, dúvidas e sugestões! Obrigada pela visita e volte sempre! ;)