terça-feira, 14 de setembro de 2010

...ponto a ponto...


Bordado é algo que me fascina, gosto de olhar um trabalho, imaginar quem o fez e como o fez.

Nos meses que morei em Portugal, eu vivia "namorando" os Lenços dos Namorados, uma tradição do local. Pesquisando, fiquei sabendo que estes lenços eram bordados antigamente pelas "raparigas" apaixonadas e entregues a seus amados quando eles fossem se ausentar. Caso o rapaz dicidisse prosseguir com o relacionamento, ele usava o lenço a mostra, publicamente. Caso não o usasse, a moçoila, coitadinha, além de ter perdido um tempão bordando, ainda tinha tomado um fora! Trouxe de lá comigo apenas as fotos, porque os lenços eram bem caros e não os pude comprar. (isto não é uma crítica, fico feliz que por lá o artesanato seja bem valorizado!)


Confesso que já tentei bordar algumas vezes. Quando criança, minha avó me ensinou ponto cruz. Gostei da tarefa, mas "brinquei" um pouco e logo desisti. Esses dias a minha avó me ensinou a bordar ponto cheio, mas achei super difícil, tenho dificuldade em acertar o tamanho correto de cada ponto e os desenhos não saem bem. Acho que sou perfeccionista demais e não tenho paciência para esperar o resultado final.

Aliás, falando em esperar, bordar é um trabalho de paciência, de compor cada pedacinho, cada pontinho, pouco e pouco.

Estou fazendo aulas de patchwork em um Ateliê lindo aqui de Floripa, chamado Ateliê Vó Ida, e a minha professora, a Gi, me ensinou a bordar os pontos mais simples (atrás, corrente e haste). E começando assim, beeeem do começo, bordei meu primeiro risquinho completo (depois fiquei horas bordando na frente da TV, nem vi o tempo passar) e fiquei feliz da vida com o resultado!



Suuuper recomendo! :)
Aqui tem um link muito bacana, com vários pontos (100, mais precisamente) e bem compreensível. Eu só conheço os primeiros, por enquanto, mas pretendo continuar aprendendo e esperimentando!

Deixo também dois links de trabalhos muito especiais, que admiro muito. Tem a Samariquinha, com os trabalhos da Micheline Matos, todos com mil detalhes lindos de viver. E também a daAna, da Ana Vergara, que borda muito bem e dá aulas de bordado! Ela, inclusive, tem alguns vídeos de PAP no flickr dela.

Quem conhecer links ou tiver trabalhos de bordado, por favor, deixe aqui nos comentários! Obrigada :)

6 comentários:

Unknown disse...

Cada lenço mais lindo que outro , amo bordados , mas por enquanto só faço o ponto cruz e vagonite ; o bordado livre esta na minha lista de intenções ...rss

bjs

Eloisa disse...

Nossa que lindos os lencos e para mim o bordado 'e um desafio a paciencia, nao? Mas quem sabe um dia eu sento e embarco nessa tarefa!
Eu tenho muita curiosidade de ir a Portugal por causa dos artesanato! Ai deve ser maravilhoso, ne? e se 'e valorizado, entao ja quero ficar por la!!! Nossa obrigada mesmo por contar um pouquinho da historia de la 'e muito lagal saber desses detalhes, nao 'e? Um beijao pra vc e muita boa sorte em seus bordados estao lindos!!!!

arte anonima disse...

ana
descobri teu blog , no flickr, e ao ler teu comentário sobre bordado e os lenços portugueses decidi escrever...
tenho alguns trabalhos no meu flickr - margotpadilha, inclusive bordei já vários lencinhos estilo os portugueses... dá uma olhada. tenho outros bordados também...
bjs e, vou seguir esse teu blog
bjs

arte ANNJU disse...

Oi Ana Júlia, amei seus trabalhos, são lindos. Me faz uma visitinha, vou adorar. Estou te seguindo! Bjos.

Vanessa disse...

Oi Ana Julia, meu nome é Vanessa e cheguei no teu blog através da Fátima do Patch Bahia, amei suas dicas , estou me iniciando também em algumas obras artesanais e tenho um blog que ainda está bem tímido. Sobre os bordados a Cintia Caldas tem muitos PAP de vários pontos no blog dela Doces Pontinhos, é super fácil de aprender.
Tô seguindo seu blog, visite meu cantinho vanessajfaria.blogspot.com
Beijos e até mais

Solange Ramos disse...

Oi Ana Júlia amei a dica do porta moedas e queria saber como se chama esse papel(ou tecido)verde que está por baixo dos tecidos no passo a passo do porta moedas...esse papel quadriculado foi vc que fez ou comprou pronto?onde posso encontrá-lo e quanto custa?grata por sua atenção..

Postar um comentário

Olá! Ficarei muito contente com comentários, dúvidas e sugestões! Obrigada pela visita e volte sempre! ;)